sábado, 12 de maio de 2012

Peixe-Candiru : Se você tem medo dele, está coberto de razão

      Conheça o CANDIRU:

Candiru
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Actinopterygii
Ordem:Siluriformes
Família:Trichomycteridae
Género:Vandellia
Espécie:V. cirrhosa

 
 e tenha medo dele... ele não é conhecido por peixe-vampiro por qualquer coisa!

     O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando de sangue nas guelras, recebendo assim o apelido de "peixe-vampiro".
Habita geralmente em rios e afluentes amazônicos e tem um estilo de vida diferente do comum.
    A espécie cresce até dezoito centímetros em forma de enguia e sua falta de cores faz com que pareça invisível na água tornando, assim, o ataque mais fácil.. 
Para alguns desavisados de plantão que nadam no rio, a urina atrai o animal que é capaz de nadar no sentido contrário e entrar pela uretra ou pelo ânus. Enquanto o peixe localiza seu hospedeiro seguindo naturalmente um fluxo da água, com cheiro ou temperaturas diferentes, urinar ou ao se banhar, aumentam as chances de uma penetração involuntária desse predador.  Ele então se instala e não tendo como voltar da mesma maneira que entrou pois ele abre a parte posterior do corpo e suas nadadeira dão forma de guarda-chuvaAli ele se alimentará do sangue e tecido do agente hospedeiro e só poderá ser retirado com intervenção cirúrgica.
     Pelo Youtube, você pode encontrar alguns vídeos horríveis desse parasita em ação. Só recomendo ver quem tem estômago forte...
    Melhor não se arriscar não é mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More